ESCLARECENDO DÚVIDAS?

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SHAMPOO SEM SAL, EIS A QUESTÃO! Ola meninas como vão? Espero que estejam maravilhosas. Com a moda das escovas progressivas, eu como profissional comecei a indicar pra minhas   clientes Divas a lavar os cabelos com Shampoo sem Sal. Mito ou realidade?

Bom o sal não é o mesmo que se usa na cozinha, pois ele não contém iodo, e a função Sal num Shampoo é a de espessante, que confere mais consistência, pois ele aumenta a viscosidade do produto, o que faz a espuma, todo Shampoo possui Sal o que muda é o tipo.                                       

Procurando nos rótulos de Shampoos que dizem não conter Sal, provavelmente você vai encontra outra composição por exemplo o lauril, lauryl, laureth ou o sulfato.

O lauril sulfato e um detergente e tensoativo e a substância responsável pelo efeito de limpeza no Shampoo. Ele é usado por exemplo na composição de detergentes de cozinha um desengordurante. Limpa muitooo a gordura das  panelas, ou seja estraga nossos Cabelechos.

O sal é um detergente molhante, espumante, emulsionante, e solúvel. Ele é agente de limpeza nas fórmulas de Shampoos que além de dar mais consistência ao produto ele faz a espuma. Mas como é possível engrossar o Shampoo? Toda base do Shampoo é líquida  e quanto mas agentes (extratos, óleos, lauril, conservantes) Você coloca mais líquida ela fica. O Sal é adicionado numa proporção minúscula para deixar o Shampoo com a consistência que estamos acostumados.

O cloreto de sódio reage com os tensoativos da formula alterando o tamanho das partículas e deixando o Shampoo mais espesso. Meninas quem defende o Shampoo sem Sal sustenta que, assim como água do mar, ele resseca o cabelo, retirando a oleosidade natural e compromete o brilho e a hidratação dos fios. Acontece que a água do mar não estraga somente pelo Sal, mas também pelos resíduos de substância orgânicas e inorgânicas que existem lá. Sem falar que a água do mar tem muito mais Sal , que no Shampoo, oque torna essa comparação desproporcional.

Outra coisinha de se observar, que quando vamos ao mar estamos expostos a outros fatores que prejudicam aos fios, como o sol o vento e a poluição. Assim existem outros "culpados" em potencial que não o sal.

Quando questiono com meus colegas químicos eles perguntam você compraria um Shampoo que não limpasse seu cabelo? Segundo eles à agressividade dos Shampoos à base de Sal é mas um Mito a se derrubado, uma vez que má fama da substância não se comprova cientificamente. E vale ressaltar que em contato com a água o sal  se dissolve por completo.

Além disso ele não fica depositado num fio, pois os cabelos são enxaguados após o uso do Shampoo. Mas meninas não existe problema! Quimicamente Shampoos com Sal não nenhuma contra-indicações.

Por isso meninas não comprem gato por lebre, kkkk.... BEIJOKAS DA LU.   

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas da Lu. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo